Logotipo Maranata

Notícia

'Os jovens serão aqueles que concluirão a pregação do evangelho', sublinha pastor José Venefrides
Vene 2
Pastor José Venefrides iniciou seu ministério em 1990 e hoje é o diretor do Ministério Jovem para Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo (Foto: Divulgação).

Conhecido como Venê, José Raimundo Venefrides é natural de Montanha, Espírito Santo, e se tornou adventista do sétimo dia aos 10 anos de idade. Ao olhar para o futuro, queria ser alguém que vivesse exclusivamente para pregar sobre Deus. Por isso, estudou Teologia e, em 1990, iniciou sua atuação pastoral no Espírito Santo. Dois anos depois, foi chamado para ser diretor de jovens adventistas do mesmo estado. Desde então, seu ministério foi inteiramente voltado para a juventude.

Leia também:

Apaixonado por essa área, Venê já foi líder de jovens adventistas em diversos lugares do Brasil. Ele exerceu essa função em algumas cidades nordestinas e sulistas, além de outras em São Paulo e no Rio de Janeiro. Atualmente, sua liderança abrange os jovens do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Ele é autor da Meditação Jovem de 2020, que recebeu o título Inegociável. Já são 32 anos de atuação ininterrupta no Ministério Jovem Adventista, o que torna Venê o líder mais longevo nessa área, em termos de tempo de dedicação.

Nesta entrevista, ele relembra sua participação na convenção jovem realizada há 22 anos, além da atual edição do evento, que ocorre em Brasília de 28 a 1º de junho de 2024, e comenta os principais desafios atuais da juventude. Confira:

Vene 1
Venê é o líder de jovens mais longevo nessa área, em termos de tempo de atuação no ministério (Foto: Arquivo pessoal).

Pastor, como foi sua experiência ao participar da Convenção Jovem que ocorreu no Chile em 2002?

Cerca de seis mil jovens participaram da Convenção Você Me Pertence. Na época, o evento foi aberto não somente para a liderança, mas para todos os jovens. O mais impactante, para mim, foi ver a quantidade de nações diferentes reunidas em adoração. Durante esse congresso, houve um desafio para que a Bíblia fosse escrita no menor tempo possível. Assim, foi estabelecido um novo recorde mundial, sendo a Bíblia toda escrita em cerca de 16 minutos. É interessante porque na convenção de 2024, Maranata, há expectativas para que a Bíblia inteira seja lida em apenas 30 segundos. Isso acontecerá porque cada jovem participante lerá dois versos bíblicos diferentes de maneira simultânea.

Quais eram os desafios do Ministério Jovem há 32 anos em comparação com os desafios atuais?

A grande diferença é a secularização. Hoje temos desafios que as gerações passadas não conheceram e nem experimentaram. No início do meu ministério, para ter uma informação, você precisava pesquisar. Hoje, temos acesso a todas as informações, mas elas são muito transitórias. Outra diferença significativa é a nova conjuntura familiar, em que os jovens partilham de múltiplas famílias (pais que se separam e casam-se de novo). Isso explica, em parte, as lutas emocionais que essa geração enfrenta.

Quais são os principais pontos de crescimento do Ministério Jovem em seus anos de experiência como diretor?

Os jovens sempre fizeram a diferença na vida da igreja, mas crescemos em envolvimento da juventude. As gerações passadas não conheceram projetos como Missão Calebe, Um Ano em Missão (OYiM) e outros movimentos fortes atualmente. Vejo a juventude hoje mais envolvida, porém, precisa desenvolver mais solidez em suas convicções e fé.

Em sua opinião, qual é a importância da Igreja Adventista promover a Convenção Jovem Maranata?

Como participante do evento, fico feliz em ver o apoio da liderança da Igreja, especialmente por se tratar de um encontro da liderança jovem. Creio que essa Convenção escreverá uma nova história no Ministério Jovem da América do Sul e do mundo. Isso mostra que a Igreja acredita em seus jovens e que eles são especiais. Se cremos como cremos, que os jovens serão aqueles que concluirão a pregação do evangelho, nada mais oportuno que eles sejam tratados como os protagonistas da missão hoje.


Você também pode receber esse e outros conteúdos diretamente no seu dispositivo. Assine nosso canal no Telegram ou no WhatsApp.

Quer conhecer mais sobre a Bíblia ou estudá-la com alguém? Clique aqui e comece agora mesmo.

Venha participar do crescimento integral dos jovens adventistas na América do Sul.

Um movimento de celebração, inspiração, motivação e capacitação para líderes de jovens, visando um processo de crescimento integral dos jovens adventistas na DSA.

29/05 a 01/06
Arena BRB Mané Garrincha
29/05 a 01/06 de 2024
Brasília – DF divider shape Arena BRB Mané Garrincha